• SISCRED

O valor da educação familiar

Este texto é feito para você que concorda com a frase do título. Para quem é um observador cartesiano vai reconhecer que durante o processo de desenvolvimento da criança, é fundamental ainda mais a participação dos pais, em conjunto com a escola, para propiciar aos filhos maior segurança para enfrentar os imprevistos da vida social.  


Não há dúvida que os pais têm muita importância na educação dos filhos, pois são responsáveis por legitimar ou rechaçar conhecimentos e valores adquiridos pelas crianças no processo civilizatório.  


Enquanto puder falar, falarei. Antes de ser inserida no ambiente escolar, a família é o principal canal de socialização e aquisição de conhecimentos para a criança.


Outro dia viralizou pelas redes sociais e pelos noticiários a foto de um bilhete escrito por Benício Esmanhoto Hoffmann, 7 anos, que bateu com o guidão da bicicleta no carro do psicólogo Marcelo Castilhos Martins, 29 anos, causando um arranhão. Nas palavras simples, com alguns erros de ortografia - comuns à fase de alfabetização -, ele pediu desculpas e deixou o número de telefone do pai para contato. 


Seu pai, o veterinário Marcel Hoffmann, 38 anos, só se deu conta da repercussão do caso quando um vizinho avisou que a postagem havia tomado conta das redes sociais. “Fico contente, mas a gente espera que as coisas boas não precisem viralizar, que sejam cotidianas. Na ‘bolha’ em que eu vivo e convívio, isso é habitual e não contrário”, pontificou, orgulhosamente. 


O psicólogo Marcelo, que teve o carro arranhado, não cobrou pelo reparo, justamente pelo fato do garoto Benício ter revelado o estrago que nem o dono havia percebido. Assim se manifestou: “Nunca passou pela minha cabeça cobrar, a atitude dele já pagou. Estamos tão acostumados com coisa ruim que, quando vem uma boa, toca mais”. 


Benício, o autor do bilhete, permanece eufórico com a fama instantânea. Para o menino, a lição aprendida em casa se concretizou: o bem que praticou retornou para si. 


Sob a lente de meus óculos, os filhos veem os pais como modelo e tendem a imitar seus comportamentos. Muitas atitudes que eles têm fora de casa – sejam consideradas positivas ou negativas – são reflexos da educação passada pelos pais dentro de casa. 


Uma palavra final para não perder o hábito: é no ambiente familiar que são transmitidos e construídos normas, princípios e valores para a criança.    

 

LINCOLN CARTAXO DE LIRA 

Advogado, Administrador e Escritor

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

A doce Baby 

Ainda estamos comemorando o aniversário da nossa Baby. Exatamente no dia 18/9, sexta-feira, quando completou 12 anos de vida. Através do renomado Jornal Correio da Paraíba, em 5/11/2009, publiquei uma

SISCRED - Recuperação de Créditos

Sede: (83) 3241-9879   |   Escritórios Conveniados: (83) 99643-4390

  • Facebook Clean
  • Branca Ícone Instagram
  • LinkedIn Clean